A importância da Escolha Vocacional Profissional

Imprimir
0
0
0
s2smodern

orientacao vocacional 0899dd2f7f444e084f8d6431f0ed2428

A escolha de uma profissão é um facto extremamente importante em nossas vidas. Tal decisão é fundamental para a constituição da nossa identidade: “sou médico”, “sou psicóloga” ou “sou professora”.

 

A profissão que escolhemos afectará profundamente nossas vidas, o nosso ser. Por isso, a escolha deve ser bastante consciente. Muitas vezes, a escolha é um momento difícil, devido ao período em que deve ser feita – uma fase de inúmeras descobertas e dúvidas (quem sou eu? onde estou? para onde vou?) – ou até mesmo devido a interferências externas, como a família e a sociedade. 


Há muitos pais que idealizam uma profissão para seus filhos e que, de forma subtil ou não, querem se meter na hora da decisão e administrar a escolha do filho. Esse facto é até estereotipado, pois quantas vezes já ouviram, em diferentes ocasiões, frases do tipo “meu filho vai ser dentista, igual ao pai”. Muitas vezes os pais exercem alguma influência nos filhos, que acabam por escolher a profissão que o pai ou a mãe quer. Influência à parte, a escolha da profissão cabe a quem irá cursar a universidade, e a mais ninguém.

 

Acreditem, é a única maneira de dar certo. É tão lindo quando vemos uma pessoa apaixonada pela sua profissão, dando o máximo de si (mas com um sorriso no rosto), fazendo tudo bem feito, tendo prazer e sendo bem sucedida naquilo que faz. Isso é que é importante. Quando se tem interesse, vontade, paixão por aquilo que se faz, até mesmo profissões que não são lucrativas aos olhos de nossa sociedade capitalista, podem tornar-se lucrativas, pois aqueles que as exercem com vontade, acabam tendo ideias brilhantes, inovadoras, que por consequência dão certo. E assim vão surgindo novos campos de trabalho. 


 

Por isso pense, reflicta, tente conhecer a respeito das profissões, e mais profundamente, a respeito daquelas com as quais se identifique mais. Se tiver dúvidas, procure a orientação vocacional profissional, pois afinal, a escolha da profissão é um momento crucial e não deve ser subestimada.

 



Texto elaborado por: Analu Regis Fernandes

Tags: ,